Rating for renerbrito.blogspot.com

Frase do Dia.


A resposta de Deus pode não ser a que você quer, mas é a necessária para sua felicidade.

Autor: Rener Brito.

setembro 13, 2010

Sou burro por ler muito ou por ler pouco?

Interessante a experiência que teve Rubem Alves quando foi designado presidente da comissão para seleção dos candidatos para doutoramento na UNICAMP.

Rubem Alves conta que teve uma idéia de fazer uma só pergunta a todos os candidatos: “Fale-nos sobre aquilo que você gostaria de falar!”

Conta Rubem Alves que: "Uma candidata teve um surto e começou a papaguear compulsivamente a teoria de um autor marxista." Ele a interrompeu disse: “Eu já li esse livro. Eu sei o que está escrito nele. E você está repetindo direitinho. Mas nós não queremos ouvir o que já sabemos. Queremos ouvir o que não sabemos. Queremos que você nos conte o que você está pensando, os pensamentos que a ocupam...” Ela não conseguiu. O excesso de leitura a havia feito esquecer e desaprender a arte de pensar.

Nietzsche e Schopenhauer acreditavam que o excesso de leitura automatizava o homem o fazendo desaprender a arte de pensar.


O que estamos falando e escrevendo, é um papaguear ou fruto do processo da arte de pensar?

A arte do pensar é simples: não pense, contemple somente, que depois a consciência chegará da contemplação na forma de pensamentos.

Rener Brito

setembro 01, 2010

A própria mentira

Por que os homens mentem? Dizem que é feio mentir... E quando se é a própria mentira?!
Sim, os homens são a própria mentira, o que poderiam fazer e dizer no mundo da verdade.
O homem deixou o seu estado original em Deus que é o mundo da verdade, e se tornou o que ele é hoje a mentira.

Por isso Cristo diz: “Eu Sou O caminho a verdade e a vida”
É em pregado nas palavras de Cristo o artigo definido “O” quando se refere ao “caminho”, que é a única direção verdadeira para o homem volta a ser a verdade e ter vida em Deus.

Posso resumir que os homens estão: no caminho errado indo para uma direção errada por serem a própria mentira - suas percepções são lampejo de desejos distorcidos da verdade que só Cristo pode dar, implantão padrões para sentirem-se organizados espiritualmente, socialmente e alíviar sua consciência.

Espiritualmente – os homens escondem-se por traz de liturgias e dogmas pagãos para aliviarem-se do medo do pós-morte que é algo incógnito  para os homens, mas para os homens que estão no caminho Cristo é algo conhecido e compreendido.
Socialmente – se escondem por traz das leis socias punitivas, para tentar refrear o mundo de violência que há dentro de si, e não perceberem o grande cemitério o qual estão sepultados.
Consciência – Os homens naturalmente carregam dentro de si, noções da verdade Divina mesmo sendo de forma inconsciente, sofrem por amarem e praticarem o pecado, que é uma transgressão direta ao amor ,ou seja, a Deus – passam a vida sofrendo dores, por sentirem em seu coração (da parte de Deus) o que é certo e praticarem o que é errado, e assim o câncer da ambigüidade os consomem de dia e noite.

Volte a ser a verdade, volte para Deus. O caminho é Cristo. lembre-se não são leis e nem dogmas, mas a prontidão que vem do coração.

Rener Brito