Esta é o centro e causa final da proposta apresentada pelo Mestre Jesus em sua mensagem, sendo também o grande diferencial entre outros mestres que tem como centro de suas mensagens e causa final a iluminação, que é:
“Uma nova sabedoria ou entendimento capacitando uma percepção mais clara sobre algo”.
Na mensagem de Cristo a iluminação entra não como causa final, mas como algo mediano para alcançar a causa final, o novo nascimento.
O novo nascimento acontece em três etapas.
1- A iluminação
2- A fé
3- E a entrega total a Cristo
Quando chega a iluminação, ou seja, quando o homem passa ater a postura de prontidão e a percepção límpida sobre apalavra do Mestre Jesus.
Agora por meio desta prontidão e percepção límpida, vem a fé, capacitando o agora iluminado a ir alem da lógica da razão.
Agora munido do poder da fé o iluminado passa a entrega-se totalmente ao Mestre Jesus, passando a ser, a crer, a ir e a fazer o que a lógica e a razão dizem ser impossível.
Guiado pela fé em Cristo, o homem chega ao ápice do seu novo nascimento arrependido e convertido. O homem agora não é mais só um iluminado um grande conhecedor da mensagem de Cristo, mas a própria mensagem.
Tendo agora uma mente Cristica por meio do arrependimento e suas atitudes movidas pelo AMOR de Cristo, o homem recebe por meio da fé, a manifestação sobre natural de Deus, o milagre da nova NATUREZA que é o novo NASCIMENTO.
O novo nascimento é uma parceria entre Deus e o homem. O homem busca a fé Nele por meio do evangelho de Cristo, e Ele entra com o milagre lhe dando a nova natureza, ou seja, o novo nascimento.
Rener Brito