Rating for renerbrito.blogspot.com

Frase do Dia.


A resposta de Deus pode não ser a que você quer, mas é a necessária para sua felicidade.

Autor: Rener Brito.

agosto 12, 2009

A Lei.

Esta é a grande pedra de tropeço no relacionar-se com Cristo, a má compreensão da lei.
Gostaria de em uma breve explicação tentar mostrar o porquê da dificuldade em se entender qual a real função da lei e porque ela tem dificultado as pessoas chegarem a uma profunda intimidade com Deus.

A lei é para nos trazer a consciência de certo e errado diante de Deus, ou seja, revelar o pecado. Mas a religião e seus preceitos têm deturpado a real compreensão do objetivo da lei, fazendo com que as pessoas passem a ver a lei não como meio de Deus lhes revelar o pecado, mas para um meio de obediência sem compreensão e pautado nas obrigações e deveres habituas.



Já na graça, Cristo mostra o real objetivo da lei - que é revelar o pecado e não para estabelecer um preceito. Ele nos faz compreender isto quando nos diz: “Não vim revogá-la, mas completá-la” (Mateus 5:17)
E este complementar veio em forma de ensinamentos verbais e práticos - quando Jesus em tudo o que fazia era proveniente de uma compreensão e de uma prontidão e não de obrigação ou dever para com o Pai.
Cristo nos revela que por mais que obedeçamos à lei, ainda assim para com Deus e para com o próximo, seremos frios por se tratar não da prontidão, mas, de obrigação e dever.
Jesus nos mostra que obedecer a lei não nos faz ser, já que em Deus não importa o obedecer sem ser, mas, um obedecer por ser. Quando obedecemos sem ser, tudo o que conseguimos é nos tornar-mos uma simples caricatura daquilo deveríamos ser e viver diante Deus.

Quando se relacionar com Cristo não parte de uma prontidão, é mecânico, é religiosidade, é uma caricatura, uma falsificação, uma mentira.

E você? É mais um prisioneiro da religião com os seus dois carcereiros: dever e obrigação!?
Lembre-se, a graça nos chama para ser e obedecer, e não obedecer para ser. Não há como se esconder.

Rener

Um comentário:

Edson Carmo disse...

A lei é o mecanismo funcional e a Graça é o fenômeno existencial. A lei é necessária no inicio, é por isso que ela não veio depois da Graça e sim antes. É por isso que Jesus não veio antes de Moisés e sim depois! Ora, a criança precisa de algo para se agarrar enquanto aprende a andar (...). Veja, quando alguém está aprendendo a andar de bicicleta, é necessário que outro alguém o segure, o ajude a se equilibrar. Mas isso é apenas no começo, enquanto vem o equilíbrio. Quando o equilíbrio chega, então já não é mais preciso de alguém para segurar e ajudar a equilibrar. A mente religiosa não entende isso, por isso mesmo todos estão equilibrando as bicicletas uns dos outros.

Edson Carmo