Rating for renerbrito.blogspot.com

Frase do Dia.


A resposta de Deus pode não ser a que você quer, mas é a necessária para sua felicidade.

Autor: Rener Brito.

outubro 07, 2009

Sou que sou.


Diferente de alguns posicionamentos, eu tenho uma idéia a respeito do estado do Ego e do o Eu.  
Se observarmos o caso do menino lobo? Um indiano que foi criado com lobos?
Aparentemente ele não desenvolveu traços humanos.
O fato é que um bebê é um animal. Ele não tem mente – neste casso o que se tem, não é um EU ou EGO, mas um instinto.
Segundo a ciência, só por volta de 2 anos é que a mente de uma criança começa a se desenvolver fisiologicamente e seus sentidos se abrem não para dentro, mas para fora - o tornando um receptor – neste estágio começa o fenômeno acumulativo que eu chamo EGO.

O EGO, eu entendo que é um subproduto do viver com os outros. Se uma criança vive totalmente sozinha, ela nunca chegará a desenvolver um EGO, mas isso não vai ajudar. Ela permanecerá como um animal e com isto não significa que ela virá a ter um verdadeiro EU.

O verdadeiro Eu somente pode chegar através daquele que tudo criou - O criador de todas as coisas – é Ele que sabe nos indicar o caminho de volta a nossa essência, que eu o chamo não de Ego ou de Eu, mas simplesmente de Ser.
Portanto, eu compreendo que o EU neste processo nada mas é, do que, uma esquizofrenia do próprio EGO.

Agora se cremos que O Criador fez o homem à sua imagem e semelhança, e entendemos quando o grande Mestre Jesus nos diz: “nasça de novo”, entendemos que não há espaço para Ego ou Eu, mas para Ser um só com Ele, onde tudo se torna um cosmos.

Rener

4 comentários:

TOK DE BUDAH!!! Massagem tântrica um caminho meditativo. disse...

Interessante o seu comentário...O ego que nós chamamos dentro do yoga é ahamkara, claro que recebe estimulos do meio,mas lembre-se o criador colocou em todos nós essa mesma luz para que se desenvolvesse independente disso, a escuridão não é nada mais que a ausência da propria luz, o menino lobo foi influenciado pelo meio, mas jamais deixou de ser humano...
"namastê"
Jane

Reflexões disse...

Obrigado dança de shiva por seu comentário, ele também é muito interessante.

Edson Carmo disse...

Somos espíritos encarnados – um sopro de Deus dentro do barro –, essa é a nossa única realidade. Mas não atentamos para isso, porque preferimos viver no mundo da ilusão. Nossa percepção é sempre do mundo que criamos, nunca da realidade que nos circunda. Quando nascemos somos apenas espíritos encarnados – e isso deveria ser o suficiente –, mas a sociedade diz que não, ela diz que temos que nos tornar alguma coisa. Assim, com um tempo, após nosso nascimento, somos obrigados a nos tornar: um protestante, um católico, um torcedor, um brasileiros...

Ora, antes dos europeus chegarem ao Brasil, os moradores desta terra eram apenas homens e mulheres que não sabiam nem que eram índios. E eles viviam melhor assim, originais.

Originalmente somos espíritos encarnados, viemos de Deus e voltaremos para Deus. Como você disse inicialmente, EGO e EU são idéias, filosofias...

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Jane,

Concordo com você quando diz que o menino lobo foi influenciado pelo meio, mas jamais deixou de ser humano. O mundo é escuridão! Escuridão é o espaço. O espaço para Deus ordenar: “haja luz”

Edson Carmo