Rating for renerbrito.blogspot.com

Frase do Dia.


Um líder se torna um tirano quando sua liderança e seus objetivos não são mais para o bem de todos, mas para sua própria gloria.

Autor: Rener Brito.

agosto 20, 2011

Culpa e autopunição

Crescermos em uma sociedade que a maioria das pessoas em vez de trabalhar na prevenção por meio da orientação, prefere a punição como forma de inibir a transgressão.

É muito interessante a rapidez para a punição e a lentidão para a orientação com que os homens exercem uns para com os outros, principalmente os religiosos que para mim são os mais sarcásticos.

A punição é só para externar a satisfação que o homem tem de ver seu semelhante sofrer, já que a violência física pode ter efeito contrario, utilizam a psicológica.

A culpa é um entendimento que foi alcançado e que indica ao homem que ele falhou no casamento, namoro, estudos... Ou transgrediu princípios morais como os: sociais, pessoais ou religiosos...

Em geral ao si sentir culpado e com dor de consciência o homem irá seguir o principio ao qual ele cresceu aprendendo em sua maneira de lidar com os erros. Irá aplicar a punição, só que neste caso é autopunição,  a dor de consciência que de agora em diante será seu carrasco e assim ser torturado dia e noite. De inicio irá lhe da uma sensação de estar sendo aliviado e justificado só pelo fato de está sofrendo a punição, só que mal sabe ele que tudo que está autopunição pode produzir são doenças psicossomáticas que por sua vez pode levá-lo ao suicídio ou a loucura.

A dor de consciência não é uma manifestação de mudança é só uma manobra da mente tentando se alivia, mas logo voltará para o mesmo erro, mas o arrependimento em Jesus te liberta para prosseguir adiante  em novidade de vida.

 “Arrependei-vos e vos convertei para que sejam apagados os vossos pecados, e assim achareis descanso para vossa alma” disse Jesus.

O mestre nos ensina que melhor do que a dor de consciência é o arrependimento (mudança de pensamento) e conversão (mudança de atitude) que vem por meio Dele e assim a alma iniciará o processo da cura que produzirá paz na alma e salvação.


A correção que vem por meio do amor: é uma orientação, um despertar, ou seja, um empurrão algo como um desfibrilador que tirá da escuridão da incapacidade...

Em outra oportunidade falaremos dos três estagio da culpa:  culpa irreal, culpa cinismo, culpa objetiva.

Rener Brito

3 comentários:

Comunidade indo disse...

Muito bom o texto. Agora vamos aguardar a explanação dos três estágios. Até lá!

Edson Carmo

Reflexões disse...

E isso ai vamos aguarda.

Abraço

Rener Brito

Lynara disse...

Muito bom....Estou aguardando o texto sobre os três estágios...