Rating for renerbrito.blogspot.com

Frase do Dia.


Um líder se torna um tirano quando sua liderança e seus objetivos não são mais para o bem de todos, mas para sua própria gloria.

Autor: Rener Brito.

janeiro 28, 2011

O lider


Um líder que pergunta aos seus liderados por não saber a melhor decisão a tomar, não é líder, mas alguém que possui uma patente ou um título.

Um líder que não é capaz de escutar um conselho, não é líder, mas um ditador, um agente da tristeza e da dor.

O verdadeiro líder quando expõe, expõe não uma interrogação, mas uma afirmação.
Mas com isto não estou dizendo que esta afirmação é imperiosa, já que na segunda reflexão mostro que o verdadeiro líder é alguém que escuta, ou melhor, dizendo ouve.
Tudo que um cego espera de um guia ao caminhar com ele, é ser orientado e não orientá-lo
O que tenho percebido é que muitos “lideres” não lideram e sim são
liderados, e quando o objetivo por acaso é alcançado, o “líder” apresenta-se como se o resultado fosse fruto de sua brilhante liderança.


Rener Brito

2 comentários:

Edson Carmo disse...

Etimologicamente, a palavra líder, que é de origem celta, tem como significado, “o que vai na frente”.

Complementarmente quero dizer que: líder é o que consegue a participação espontânea de todos sem ditadura. É a referência que todos querem seguir.

As características básicas do líder são: domínio próprio, fidelidade, confiança, autoconfiança, iniciativa, criatividade, amor, bom humor, coragem, seriedade, entusiasmo, competência, fé...

O verdadeiro líder é aquele que tem seguidores, não que ele os obrigue a segui-lo, mas porque transmite todas as qualidades citadas e verdade em tudo que faz. E quando julga, julga com justiça.

Para ser um líder, é preciso que as pessoas desejem segui-lo – e ninguém quer seguir aquele que não sabe para onde está indo, e nem para onde vai.

Bela reflexão!

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Reflexões disse...

É isso ai meu irmão, e obrigado por seu complemento.

Abraço.

Rener Brito